Logotipo
Pesquisa Legislativa

Sistema de informação que reúne em um só local as Leis e Decretos, bem como seus regulamentos (resoluções, portarias ...) de todos os órgãos do poder executivo de Minas Gerais. O objetivo do Pesquisa Legislativa é oferecer a sociedade o acesso as normas publicadas no Diário Oficial de forma simples e atualizada, promovendo uma gestão transparente e o acesso à informação.  Saiba mais


pesquisalegislativa@ctl.mg.gov.br / (31) 3915-1040

 Dados da Legislação 
 
Resolução 4798, de 30/11/2022 (SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEE)
 Dados Gerais 
  Tipo de Norma: Resolução Número: 4798 Data Assinatura: 30/11/2022  
 Órgão 
  Órgão Origem: Secretaria de Estado de Educação - SEE  
 Histórico 
  Tipo Publicação: PUBLICAÇÃO Data Publicação: 01/12/2022  
  Fonte Publicação: Minas Gerais - Diário do Executivo Página Publicação: 30  
 Referências 
  Status: Revogação Total Dt. Publicação: 12/09/2023 Número: 4908 Tipo de Norma: Resolução  
  Comentário: Revogação a partir de 01/01/2024  
 Texto 
  RESOLUÇÃO SEE Nº 4.798, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2022

Altera a Resolução SEE nº 4.777, de 13 de setembro 2022, que dispõe sobre as matrizes curriculares destinadas às turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio e às turmas do 1º, 2º e 3º período do Ensino Médio da Modalidade da Educação de Jovens e Adultos com início em 2023 na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição prevista no art. 93, §1º, III da Constituição do Estado de Minas Gerais e,
CONSIDERANDO o art. 205 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO o disposto no art. 10 da Lei nº 9.394/96, que determina que o Estado deverá organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino;
CONSIDERANDO o disposto no §7º do art. 26 da Lei nº 9.394/96, que determina que a integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o caput;
CONSIDERANDO o disposto na Lei nº 13.415, de 16 fevereiro de 2017, na Resolução CNE/CP nº 03, de 21 novembro de 2018, na Resolução nº 04, de 17 dezembro de 2018, na Portaria nº 1.432, de 28 dezembro de 2018;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, no Parecer CEE nº 192, de 31 de março de 2021, na Portaria nº 230, de 9 de abril de 2021, na Resolução CEE nº. 481, de 1º de julho de 2021;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CEB nº. 01/2021, de 25 de maio de 2021, Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância, e;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução SEE nº 4.692, de 29 de dezembro de 2021,
Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências.

RESOLVE:

Art. 1º - Alterar o art. 1º da Resolução SEE nº 4.777, de 13 de setembro de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º - A presente Resolução define as matrizes curriculares que serão adotadas pelas Escolas Estaduais de Minas Gerais, para as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio, a partir de 2023, para as turmas do 3º período do Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, a partir do 1º semestre de 2023, e para as turmas do 1º período do Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, a partir do 2º semestre de 2023 nas diversas modalidades e ofertas desta etapa de ensino.”

Art. 2º - Alterar o art. 9º da Resolução SEE nº 4.777, de 13 de setembro de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 9º - A Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio será organizada em 03 (três) períodos semestrais com carga horária de 400 (quatrocentas horas) cada e deverá seguir a matriz curricular, conforme Anexo IV para as turmas de 3º período, a partir do 1º semestre de 2023 e 1º período, a partir do 2º semestre de 2023.”

Art. 3º - Alterar o §4º do art. 9º da Resolução SEE nº 4.777, de 13 de setembro de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“§4º - As turmas que funcionam no Sistema Prisional seguirão as matrizes da Educação de Jovens e Adultos, conforme Anexo XI.”

Art. 4º - Alterar o art. 10 da Resolução SEE nº 4.777, de 13 de setembro de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 10 - As escolas especiais exclusivas da rede estadual que ofertam a EJA terão sua matriz curricular organizada em 03 (três) períodos semestrais com carga horária de 400:00 (quatrocentas horas) e deverão seguir a matriz curricular dessa modalidade, conforme Anexo IV para o 3º período, a partir do 1º semestre de 2023 e para o 1º período, a partir do 2º semestre de 2023.”

Art. 5º - Ficam retificadas as matrizes II.03 a II.07 da RESOLUÇÃO SEE Nº 4.777, de 13 de setembro de 2022, conforme disposto nos anexos abaixo.

Art. 6º - Fica revogado o art. 19 da Resolução SEE nº 4.777, de 13 de setembro de 2022.

Art. 7º - Esta Resolução não se aplica às turmas que estiverem cursando o 1º e 2º período do Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no 1º semestre de 2023, e o 2º período do Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no 2º semestre de 2023, sendo a estas aplicável a Resolução SEE nº 4657, de 10 de novembro de 2021.

Art. 8º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, em Belo Horizonte, aos 30 de novembro de 2022.

(a) Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas
Secretário de Estado de Educação

ANEXOS
ANEXO II.03
Onde se lê Anexo II.03 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Saberes e Investigação da Natureza 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias Patrimônio Cultural
2 80 66:40:00 Escrita Criativa
2 80 66:40:00 Leitura e Escrita em Língua Estrangeira 2 80
66:40:00 Artes do Movimento 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

Leia-se: Anexo II.03 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias Patrimônio Cultural
2 80 66:40:00 Escrita Criativa
2 80 66:40:00 Leitura e Escrita em Língua Estrangeira 2 80
66:40:00 Artes do Movimento 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

ANEXO II.04
Onde se lê Anexo II.04 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Matemática e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Matemática e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Saberes e Investigação da Natureza 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Matemática e suas tecnologias Educação Matemática Crítica
2 80 66:40:00 Matemática na Construção da Cidadania
2 80 66:40:00 Criações, Sustentabilidade e Tecnologias 2 80
66:40:00 Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.
8. EMTI NÃO terá oferta do 5º Itinerário profissional.

Leia-se: Anexo II.04 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Matemática e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Matemática e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Matemática e suas tecnologias Educação Matemática Crítica
2 80 66:40:00 Matemática na Construção da Cidadania
2 80 66:40:00 Criações, Sustentabilidade e Tecnologias 2 80
66:40:00 Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.
8. EMTI NÃO terá oferta do 5º Itinerário profissional.

ANEXO II.05
Onde se lê Anexo II.05 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Saberes e Investigação da Natureza 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias Cultura e Cidadania (LGG)
2 80 66:40:00 Cidadania e inclusão (LGG)
2 80 66:40:00 Linguagem matemática na construção da cidadania (MAT) 2 80
66:40:00 Matemática como instrumento de pesquisa (MAT) 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

Leia-se: Anexo II.05 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias Cultura e Cidadania (LGG)
2 80 66:40:00 Cidadania e inclusão (LGG)
2 80 66:40:00 Linguagem matemática na construção da cidadania (MAT) 2 80
66:40:00 Matemática como instrumento de pesquisa (MAT) 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

ANEXO II.06
Onde se lê Anexo II.06 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Saberes e Investigação da Natureza 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias Construção coletiva nos diversos espaços (CHS)
2 80 66:40:00 Problema e Ação (CHS)
2 80 66:40:00 Cidade e Meio Ambiente (CNT) 2 80
66:40:00 Urbanização Sustentável (CNT) 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

Leia-se: Anexo II.06 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias Construção coletiva nos diversos espaços (CHS)
2 80 66:40:00 Problema e Ação (CHS)
2 80 66:40:00 Cidade e Meio Ambiente (CNT) 2 80
66:40:00 Urbanização Sustentável (CNT) 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

ANEXO II.07
Onde se lê Anexo II.07 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Saberes e Investigação da Natureza 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias Linguagens e Tecnologias a serviço da Cidadania Global (LGG)
2 80 66:40:00 Educomunicação e ambientalismo (LGG)
2 80 66:40:00 Emergência Climática Global (CNT) 2 80
66:40:00 Mulheres na Ciência (CNT) 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

Leia-se: Anexo II.07 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO EMTI - Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias
ANO DE IMPLEMENTAÇÃO 1º Ano 2º Ano
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S A/A H/A A/S A/A H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 120 100:00:00 3 120 100:00:00
Educação Física 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Arte 1
40 33:20:00 1 40 33:20:00 Língua Inglesa 1 40 33:20:00
1 40 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 120 100:00:00 3
120 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Química 1 40 33:20:00 2 80 66:40:00 Biologia
2 80 66:40:00 1 40 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
40 33:20:00 2 80 66:40:00 História 2 80 66:40:00
1 40 33:20:00 Sociologia 1 40 33:20:00 1 40
33:20:00 Filosofia 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 SUBTOTAL
18 720 600:00:00 18 720 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S A/A H/A A/S A/A H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 2
80 66:40:00 2 80 66:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 40
33:20:00 2 80 66:40:00 Eletiva 2 1 40 33:20:00 2
80 66:40:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 80 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 40 33:20:00 1 40 33:20:00 Aprofundamento nas áreas do conhecimento
Práticas Comunicativas e Criativas 1 40 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
80 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 40 33:20:00
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2 80 66:40:00
Pesquisa e Intervenção 3 120 100:00:00 Atividades Integradoras
Nivelamento Língua Portuguesa 1 40 33:20:00 Nivelamento Matemática 1
40 33:20:00 Práticas Experimentais 2 80 66:40:00
2 80 66:40:00 Tutoria 2 80 66:40:00 2 80
66:40:00 Estudos Orientados 5 200 166:40:00 5 200 166:40:00 Pesquisa e intervenção
3 120 100:00:00 Aprofundamento em Linguagens e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias Linguagens e Tecnologias a serviço da Cidadania Global (LGG)
2 80 66:40:00 Educomunicação e ambientalismo (LGG)
2 80 66:40:00 Emergência Climática Global (CNT) 2 80
66:40:00 Mulheres na Ciência (CNT) 2 80 66:40:00 SUBTOTAL
27 1080 900:00:00 27 1080 900:00:00 TOTAL
45 1800 1500:00:00 45 1800 1500:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL
Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 9
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
1. Para a oferta do Novo Ensino Médio de Tempo Integral a partir de 2022 as escolas estaduais de Minas Gerais terão 45 aulas semanais, distribuídas em Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Atividades Integradoras.
2. Na Formação Geral Básica os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento preveem reprovação, lançamento de nota bimestral no período anual e em conformidade com os processos avaliativos previstos nas normativas da SEE/MG.
3. Os componentes curriculares das Atividades Integradoras e o componente curricular Pesquisa e Intervenção não terão avaliações com caráter de classificação e promoção do estudante. As avaliações serão processual, contínua e de caráter formativo.
4. Os componentes curriculares Eletivas A e Eletivas B terão diferentes abordagens e com temas escolhidos pelos estudantes, a partir das possibilidades pedagógicas ofertadas pela escola.
5. Introdução ao Mundo do trabalho e Tecnologia e Inovação são componentes curriculares distintos.
6. Os componentes do Itinerário Formativo – Introdução às Áreas do Conhecimento: Práticas Comunicativas e Criativas; Humanidades e Ciências Sociais; Núcleo de Inovação Matemática; Ciência e Tecnologia são componentes diferentes que pretendem desenvolver habilidades das diversas áreas do conhecimento, para subsidiar a escolha dos Itinerários Formativos ofertados a partir do 2º Ano.
7. Pesquisa e Intervenção é um componente curricular do Itinerário Formativo e exclusivo da matriz curricular do EMTI Propedêutico.

ANEXO VII.01
Onde se lê Anexo VII.01 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO DIURNO - ALTERNÂNCIA*
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO DIURNO - ALTERNÂNCIA*
1º Ano 2º Ano
TE TC Total** TE TC Total**
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares A/S H/sem H/A A/S H/sem H/A
Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 100:00:00 3 100:00:00
Educação Física 1 33:20:00 1 33:20:00 Arte 1
33:20:00 1 33:20:00 Língua Inglesa 1 33:20:00 1
33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 100:00:00 3 100:00:00
Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 33:20:00 1 33:20:00 Química
1 33:20:00 2 66:40:00 Biologia 2
66:40:00 1 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1 33:20:00
2 66:40:00 História 2 66:40:00 1
33:20:00 Sociologia 1 33:20:00 1 33:20:00 Filosofia
1 33:20:00 1 33:20:00 SUBTOTAL
18 600:00:00 18 600:00:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S H/sem H/A A/S H/sem H/A Projeto de Vida Projeto de Vida 1
33:20:00 1 33:20:00 Eletivas Eletiva 1 1 33:20:00
1 33:20:00 Eletiva 2 1 33:20:00 1
33:20:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 66:40:00
Tecnologia e Inovação 1 33:20:00 1 33:20:00 Aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento Práticas Comunicativas e Criativas
1 33:20:00 2 66:40:00 Humanidades e Ciências Sociais 2
66:40:00 2 66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 33:20:00 2
66:40:00 Saberes e Investigação da Natureza 2 66:40:00 2 66:40:00 SUBTOTAL
12 400:00:00 12 400:00:00 CARGA HORÁRIA TOTAL
30 1000:00:00 30 1000:00:00
LEGENDA Dias Letivos: 200
A/S = AULA SEMANAL Duração da aula: 50 minutos A/A = AULAS ANUAIS
Nº de aulas/dia*: 6 H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40
Observações:
* A Alternância permite que a escola se organize semanalmente, sendo uma semana em tempo escola e outra em tempo comunidade, de acordo com documento orientador.
** A carga horária anual está alternando entre tempo escola e tempo comunidade.
1. O cômputo da carga horária anual será a somatória do tempo escola e tempo comunidade.
2. Na Formação Geral Básica no Tempo Escola, os componentes das áreas do conhecimento serão executadas da maneira como se é hoje na rede: anual, prevê reprovação; lançamento de nota bimestral, conforme processos avaliativos previstos nas normativas da SEE e Resolução específica sobre alternância.
2. O Novo Ensino Médio traz inovações de acordo com a Lei 13415/2017 e resoluções do Conselho Nacional de Educação. Será implementado de maneira gradual na rede estadual. A partir de 2022, as Escolas Estaduais de Minas Gerais terão 30 aulas semanais para o 1º ano do Ensino Médio, implementando o 6º horário diário. Excepcionalmente, poderá ser autorizada a oferta no contraturno para as escolas que atendem modalidades especiais e atendimento específicos (Escola Quilombola, Escola do Campo, Escola Indígena, Escola Especial e Escolas inseridas em Unidades do Socioeducativo e de Privação de Liberdade) ou escolas que atendem estudantes beneficiados com o Programa Estadual de Transporte Escolar.
A partir de 2023 esta matriz será implementada para o 2º ano do Ensino Medio. A partir de 2024 esta matriz será implementada para o 3º ano do Ensino Médio.
3. Na Formação Geral Básica, os componentes das áreas do conhecimento serão executadas da maneira como se é hoje na rede: anual, prevê reprovação; lançamento de nota bimestral, conforme processos avaliativos previstos nas normativas da SEE.
4. No itinerário formativo, os componentes no 1º ano EM (Práticas Comunicativas e Criativas, Humanidades e Ciências Sociais, Núcleo de Inovação Matemática e Ciência e Tecnologia) trazem as habilidades de introdução às áreas do conhecimento. Todos os estudantes do 1º ano do Ensino Médio diurno do ensino regular/ parcial terão que cursar esses componentes, pois é uma preparação para as escolhas dos itinerários do 2º e 3º anos. Esses componentes terão lançamento de nota bimestral, seguindo as normativas de avaliação da SEE e não preveem reprovação.
5. No itinerário formativo, a partir de 2023, no 2º ano, o estudante fará a escolha por uma das opções de itinerário formativo. A partir de 2024, no 3º ano, o estudante fará a escolha por uma das opções de itinerário formativo ou continuará no mesmo itinerário de formação iniciado no 2º ano.
6. Eletivas : o estudante irá cursar 2 eletivas distintas no ano. A oferta será anual, de modo que os estudantes farão escolha de ambas as eletivas no ato da matrícula. Anteriormente à matrícula, as escolas irão indicar, a partir do catálogo de Eletivas, quais ela pode ofertar. As eletivas terão lançamento de nota bimestral e não preveem reprovação no Ensino Médio.
6.Projeto de Vida: componente obrigatório, com lançamento de nota bimestral e não prevê reprovação em nenhum ano de escolaridade.
7.Tecnologia e Inovação: lançamento de nota bimestral e não prevê reprovação em nenhum ano de escolaridade.

Leia-se: Anexo VII.01 - MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO DIURNO - ALTERNÂNCIA*
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO DIURNO - ALTERNÂNCIA*
1º Ano 2º Ano
A/S TE TC Total** A/S TE TC Total**
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares H/A H/A H/A H/A H/A H/A Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias
Língua Portuguesa 3 100:00:00 100:00:00 100:00:00 3 100:00:00 100:00:00 100:00:00 Educação Física 1
33:20:00 33:20:00 33:20:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Arte 1 33:20:00 33:20:00
33:20:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Língua Inglesa 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 1
33:20:00 33:20:00 33:20:00 Matemática e suas tecnologias Matemática 3 100:00:00 100:00:00 100:00:00 3 100:00:00
100:00:00 100:00:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 1 33:20:00 33:20:00
33:20:00 Química 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 Biologia
2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
33:20:00 33:20:00 33:20:00 2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 História 2 66:40:00 66:40:00
66:40:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Sociologia 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 1
33:20:00 33:20:00 33:20:00 Filosofia 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 1 33:20:00 33:20:00
33:20:00 SUBTOTAL 18 600:00:00 18 600:00:00
Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares A/S H/A H/A H/A A/S H/A H/A H/A
Projeto de Vida Projeto de Vida 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Eletivas
Eletiva 1 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Eletiva 2 1
33:20:00 33:20:00 33:20:00 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Preparação para o mundo do trabalho Introdução ao mundo do trabalho 2 66:40:00
66:40:00 66:40:00 Tecnologia e Inovação 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00
1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 Aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento Práticas Comunicativas e Criativas 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 2
66:40:00 66:40:00 66:40:00 Humanidades e Ciências Sociais 2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 2 66:40:00 66:40:00
66:40:00 Núcleo de Inovação Matemática 1 33:20:00 33:20:00 33:20:00 2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 Saberes e Investigação da Natureza
2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 2 66:40:00 66:40:00 66:40:00 SUBTOTAL
12 400:00:00 12 400:00:00 CARGA HORÁRIA TOTAL
30 1000:00:00 30 1000:00:00 LEGENDA
Dias Letivos: 200 A/S = AULA SEMANAL Duração da aula: 50 minutos
A/A = AULAS ANUAIS Nº de aulas/dia*: 6
H/A = HORAS ANUAIS Nº de semanas/ano: 40 Observações:
* A Alternância permite que a escola se organize semanalmente, sendo uma semana em tempo escola e outra em tempo comunidade, de acordo com documento orientador.
** A carga horária anual está alternando entre tempo escola e tempo comunidade.
1. O cômputo da carga horária anual será a somatória do tempo escola e tempo comunidade.
2. Na Formação Geral Básica no Tempo Escola, os componentes das áreas do conhecimento serão executadas da maneira como se é hoje na rede: anual, prevê reprovação; lançamento de nota bimestral, conforme processos avaliativos previstos nas normativas da SEE e Resolução específica sobre alternância.
2. O Novo Ensino Médio traz inovações de acordo com a Lei 13415/2017 e resoluções do Conselho Nacional de Educação. Será implementado de maneira gradual na rede estadual. A partir de 2022, as Escolas Estaduais de Minas Gerais terão 30 aulas semanais para o 1º ano do Ensino Médio, implementando o 6º horário diário. Excepcionalmente, poderá ser autorizada a oferta no contraturno para as escolas que atendem modalidades especiais e atendimento específicos (Escola Quilombola, Escola do Campo, Escola Indígena, Escola Especial e Escolas inseridas em Unidades do Socioeducativo e de Privação de Liberdade) ou escolas que atendem estudantes beneficiados com o Programa Estadual de Transporte Escolar.
A partir de 2023 esta matriz será implementada para o 2º ano do Ensino Medio. A partir de 2024 esta matriz será implementada para o 3º ano do Ensino Médio.
3. Na Formação Geral Básica, os componentes das áreas do conhecimento serão executadas da maneira como se é hoje na rede: anual, prevê reprovação; lançamento de nota bimestral, conforme processos avaliativos previstos nas normativas da SEE.
4. No itinerário formativo, os componentes no 1º ano EM (Práticas Comunicativas e Criativas, Humanidades e Ciências Sociais, Núcleo de Inovação Matemática e Ciência e Tecnologia) trazem as habilidades de introdução às áreas do conhecimento. Todos os estudantes do 1º ano do Ensino Médio diurno do ensino regular/ parcial terão que cursar esses componentes, pois é uma preparação para as escolhas dos itinerários do 2º e 3º anos. Esses componentes terão lançamento de nota bimestral, seguindo as normativas de avaliação da SEE e não preveem reprovação.
5. No itinerário formativo, a partir de 2023, no 2º ano, o estudante fará a escolha por uma das opções de itinerário formativo. A partir de 2024, no 3º ano, o estudante fará a escolha por uma das opções de itinerário formativo ou continuará no mesmo itinerário de formação iniciado no 2º ano.
6. Eletivas : o estudante irá cursar 2 eletivas distintas no ano. A oferta será anual, de modo que os estudantes farão escolha de ambas as eletivas no ato da matrícula. Anteriormente à matrícula, as escolas irão indicar, a partir do catálogo de Eletivas, quais ela pode ofertar. As eletivas terão lançamento de nota bimestral e não preveem reprovação no Ensino Médio.
6.Projeto de Vida: componente obrigatório, com lançamento de nota bimestral e não prevê reprovação em nenhum ano de escolaridade.
7.Tecnologia e Inovação: lançamento de nota bimestral e não prevê reprovação em nenhum ano de escolaridade.

ANEXO VII.03
Onde se lê Anexo VII.03 - MATRIZ CURRICULAR NOVO ENSINO MÉDIO - EJA ALTERNÂNCIA*
MATRIZ CURRICULAR NOVO ENSINO MÉDIO - EJA ALTERNÂNCIA*
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares 1º Período 2º Período 3º Período
TE TC Total** TE TC Total** TE TC Total** A/S H/sem H/sem
A/S H/sem H/sem A/S H/sem H/sem Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 50:00:00
3 50:00:00 3 50:00:00 Educação Física 1 16:40:00 1
16:40:00 1 16:40:00 Arte 1 16:40:00 1 16:40:00 1
16:40:00 Língua Inglesa 1 16:40:00 1 16:40:00 1 16:40:00 Matemática e suas tecnologias
Matemática 2 33:20:00 2 33:20:00 2 33:20:00 Ciências da natureza e suas tecnologias Física
2 33:20:00 2 33:20:00 2 33:20:00 Química 1
16:40:00 1 16:40:00 1 16:40:00 Biologia 1 16:40:00 1
16:40:00 1 16:40:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1 16:40:00 1 16:40:00
1 16:40:00 História 1 16:40:00 1 16:40:00 1
16:40:00 Sociologia 1 16:40:00 1 16:40:00 1 16:40:00 Filosofia
1 16:40:00 1 16:40:00 1 16:40:00 SUBTOTAL
16 266:40:00 16 266:40:00 16 266:40:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares
A/S H/sem H/sem A/S H/sem H/sem A/S H/sem H/sem Projeto de Vida Projeto de Vida 1
16:40:00 1 16:40:00 1 16:40:00 Atividade Complementar Projeto de Vida 16:40:00
16:40:00 16:40:00 Eletivas Eletiva 1 1 16:40:00 1 16:40:00
1 16:40:00 Aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento Práticas Comunicativas e Criativas 1 16:40:00 1 16:40:00 1
16:40:00 Atividade Complementar em Práticas Comunicativas e Criativas 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais
1 16:40:00 1 16:40:00 1 16:40:00 Atividade Complementar em Humanidades e Ciências Sociais
33:20:00 Núcleo de Inovação Matemática e Saberes e investigação da Natureza 1 16:40:00 1
16:40:00 1 16:40:00 Atividade Complementar em Núcleo de Inovação Matemática e Saberes e investigação da Natureza
33:20:00 SUBTOTAL 5 133:20:00 5 133:20:00 5
133:20:00 CARGA HORÁRIA TOTAL 21 400:00:00 21 400:00:00 21
400:00:00
LEGENDA Dias Letivos: 100
A/S = AULA SEMANAL Duração da aula: 50 minutos A/sem = AULAS SEMESTRAIS
Nº de aulas/dia: 4 dias com 4 aulas e 1 dia com 5 aulas H/sem= HORAS SEMESTRAIS Nº de semanas/semestre: 20
* A Alternância permite que a escola se organize semanalmente, sendo uma semana em tempo escola e outra em tempo comunidade, de acordo com documento orientador.
** A carga horária anual está alternando entre tempo escola e tempo comunidade.
1. O cômputo da carga horária anual será a somatória do tempo escola e tempo comunidade.

Leia-se: Anexo VII.03 - MATRIZ CURRICULAR NOVO ENSINO MÉDIO - EJA ALTERNÂNCIA*
MATRIZ CURRICULAR NOVO ENSINO MÉDIO - EJA ALTERNÂNCIA*
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares 1º Período 2º Período 3º Período
A/S TE TC Total** A/S TE TC Total** A/S TE TC Total** H/sem H/sem H/sem
H/sem H/sem H/sem H/sem H/sem H/sem Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa 3 50:00:00 50:00:00 50:00:00 3 50:00:00
50:00:00 50:00:00 3 50:00:00 50:00:00 50:00:00 Educação Física 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00
1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Arte 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00
16:40:00 16:40:00 Língua Inglesa 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00
Matemática e suas tecnologias Matemática 2 33:40:00 33:40:00 33:20:00 2 33:40:00 33:40:00 33:20:00 2 33:40:00 33:40:00 33:20:00 Ciências da natureza e suas tecnologias
Física 2 33:40:00 33:40:00 33:20:00 2 33:40:00 33:40:00 33:20:00 2 33:40:00 33:40:00 33:20:00 Química 1
16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Biologia 1 16:40:00 16:40:00
16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00
1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 História 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00
16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Sociologia 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00
1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Filosofia 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00
16:40:00 16:40:00 SUBTOTAL 16 266:40:00 16 266:40:00 16 266:40:00
Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares 32 H/sem H/sem H/sem A/S H/sem H/sem H/sem A/S H/sem H/sem H/sem
Projeto de Vida Projeto de Vida 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Atividade Complementar Projeto de Vida
16:40:00 16:40:00 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Eletivas Eletiva 1 1
16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento Práticas Comunicativas e Criativas 1 16:40:00
16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Atividade Complementar em Práticas Comunicativas e Criativas 33:40:00 33:20:00
Humanidades e Ciências Sociais 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00
16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 Atividade Complementar em Humanidades e Ciências Sociais 33:40:00 33:20:00
Núcleo de Inovação Matemática e Saberes e investigação da Natureza 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00 16:40:00 16:40:00 1 16:40:00
16:40:00 16:40:00 Atividade Complementar em Núcleo de Inovação Matemática e Saberes e investigação da Natureza 33:40:00 33:20:00
SUBTOTAL 5 133:20:00 5 133:20:00 5 133:20:00
CARGA HORÁRIA TOTAL 21 133:20:00 21 133:20:00 21 133:20:00
LEGENDA Dias Letivos: 100
A/S = AULA SEMANAL Duração da aula: 50 minutos A/sem = AULAS SEMESTRAIS
Nº de aulas/dia: 4 dias com 4 aulas e 1 dia com 5 aulas H/sem= HORAS SEMESTRAIS Nº de semanas/semestre: 20
* A Alternância permite que a escola se organize semanalmente, sendo uma semana em tempo escola e outra em tempo comunidade, de acordo com documento orientador.
** A carga horária anual está alternando entre tempo escola e tempo comunidade.
1. O cômputo da carga horária anual será a somatória do tempo escola e tempo comunidade.

ANEXO XI
Matriz Curricular do Ensino Médio - EJA Sistema Prisional
MATRIZ CURRICULAR NOVO ENSINO MÉDIO - EJA (SISTEMA PRISIONAL)
NOVO ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento Componentes Curriculares 1º Período 2º Período 3º Período
A/S A/sem H/sem A/S A/sem H/sem A/S A/sem H/sem Formação Geral Básica Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa
3 60 50:00:00 3 60 50:00:00 3 60 50:00:00 Educação Física 1 20
16:40 1 20 16:40 1 20 16:40 Arte 1 20 16:40 1
20 16:40 1 20 16:40 Língua Inglesa 1 20 16:40 1 20 16:40
1 20 16:40 Matemática e suas tecnologias Matemática 2 40 33:20:00 2 40 33:20:00 2
40 33:20:00 Ciências da Natureza e suas tecnologias Física 2 40 33:20:00 2 40 33:20:00 2 40
33:20:00 Química 1 20 16:40 1 20 16:40 1 20 16:40 Biologia
1 20 16:40 1 20 16:40 1 20 16:40 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia 1
20 16:40 1 20 16:40 1 20 16:40 História 1 20 16:40
1 20 16:40 1 20 16:40 Sociologia 1 20 16:40 1 20
16:40 1 20 16:40 Filosofia 1 20 16:40 1 20 16:40 1
20 16:40 SUBTOTAL 16 320 266:40:00 16 320 266:40:00 16
320 266:40:00 Itinerário Formativo Unidade Curricular Componentes Curriculares A/S A/sem H/sem A/S A/sem H/sem A/S
A/sem H/sem Projeto de Vida Projeto de Vida 1 20 16:40 1 20 16:40 1 20
16:40 Atividade Complementar Projeto de Vida 16:40 16:40 16:40 Eletiva
Eletiva 1 20 16:40 1 20 16:40 1 20 16:40 Aprofundamento nas áreas do conhecimento Práticas Comunicativas e Criativas
1 20 16:40 1 20 16:40 1 20 16:40 Atividade Complementar para as quatro áreas de conhecimento
33:20:00 33:20:00 33:20:00 Humanidades e Ciências Sociais 1 20 16:40 1
20 16:40 1 20 16:40 Núcleo de Inovação Matemática e Saberes e Investigação da Natureza 1 20 16:40 1 20 16:40
1 20 16:40 SUBTOTAL 5 100 133:20:00 5 100 133:20:00
5 100 133:20:00 CARGA HORÁRIA TOTAL 21 420 400:00:00 21 420 400:00:00
21 420 400:00:00
LEGENDA Dias Letivos: 100
A/S = AULA SEMANAL Duração da aula: 50 minutos A/sem = AULAS SEMESTRAIS
Nº de aulas/dia: 4 dias com 4 aulas e 1 dia com 5 aulas H/sem= HORAS SEMESTRAIS Nº de semanas/semestre: 20
Observações:
1. Na Formação Geral Básica, os componentes curriculares das áreas do conhecimento serão executadas da maneira como se é hoje na rede: semestral, prevê reprovação; lançamento de nota bimestral, conforme processos avaliativos previstos nas normativas da SEE.
2. No itinerário formativo, os componentes curriculares terão lançamento de nota bimestral, seguindo as normativas de avaliação da SEE e não preveem reprovação.
3. Eletivas : a Eletiva será semestral e escolhida a partir do catálogo de Eletivas. A Eletiva terá lançamento de nota bimestral e não prevê reprovação.
4. Projeto de Vida: componente curricular com lançamento de nota bimestral e não prevê reprovação.
5. Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento: o trabalho pedagógico dos componentes curriculares deverão acontecer de forma integrada, com lançamento de nota bimestral e não preveem reprovação.
 

Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado.

Publicação Diário do Executivo